quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Etiqueta para Convidados


Olá Meninas,
Encontei esse texto num blog de noivas (perdão não lembro qual foi. Se você é a dona me avise que eu coloco os créditos) e vi como TODO CONVIDADO DEVERIA SABER DISSO!
Aí vão as diquinhas de etiqueta.
  • Recebeu um convite de casamento? Que bacana!! Você é especial para alguém!! Hoje em dia, casar sai caro e quase tudo é cobrado por pessoa. Para vocês terem uma idéia com os cálculos que fiz, em Fortaleza um convidado custa, em média, R$140,00. Logo, não existe mais aquela historinha de “convidar por convidar”. Os noivos certamente tiveram que selecionar bastante e, se você foi lembrado, significa que é uma pessoa querida por eles.

  • Fique atento aos contatos do cerimonial e, assim que possível, ligue confirmando (ou não!) a sua presença. Saiba que será através dessa colaboração tão simples que toda a festa será estruturada. Assim você evita que os noivos paguem sem necessidade (se for o caso de não comparecimento), além de permitir que eles convidem outras pessoas em seu lugar (sempre rola uma listinha “paralela”, não tem jeito), e também possibilitar um cálculo mais exato da quantidade de lugares sentados, de docinhos, bebidas, etc, etc, etc.
     (RSVP é a abreviatura de Répondez S'il Vous Plaît, expressão francesa que significa "Responda por favor")
  • Nunca, jamais, em hipótese alguma peça convites extras.
  • Compre um presente bom. É óbvio que ninguém faz uma festa de casamento com o intuito de arrecadar presentes, mesmo porque o investimento envolvido na comemoração é mais do que suficiente para montar uma casa lindamente. Mas não estamos falando de matemática. Estamos falando de carinho, de gentileza. Compre o que puder, o que importa é o gesto, a atenção, a mensagem do seu cartão.

  • Tudo bem, você já descobriu que o horário marcado no convite está adiantado em 30 minutos. Mas seja bacana com a noiva. Ela sonhou com a entrada na igreja a vida toda, o que custa esperar um pouquinho? ; )

  • Se, por ventura, a espera na igreja for maior do que os 30 minutos que você previa, mantenha o bom humor. Certamente há um motivo sério para o atraso, e é nesta hora que tudo acontece. Então, relaxe. Não exija a mesma pontualidade de um compromisso de trabalho. Você está numa comemoração, cercado de amigos. Converse, ria, mate saudades...
  • Durante a cerimônia, desligue o celular e fique em silêncio. Esse é um momento solene e, mesmo que não compartilhe dos mesmos valores religiosos, respeite.

  • Se estiver com uma criança e ela começar a chorar, saia discretamente da igreja. Aliás, só leve criança para o casamento se ela for pajem ou daminha. Casamento é coisa de gente grande! :)

  • Quando a celebração chegar ao fim, aguarde a saída de todo o cortejo. Seja delicado com os noivos, com os pais deles e padrinhos também.

  • Não fuja da fila dos cumprimentos, se houver.
  • Festa de casamento não é restaurante. As mesas, em geral, acomodam de 8 a 10 convidados e, muitas vezes, é preciso dividí-las com desconhecidos, sim. Não vale achar que você e seu namorado têm o direito de monopolizar os outros lugares, ok? Novamente, eu repito: seja simpático, você está numa festa!! : )

  • É comum encontrar algumas mesas reservadas. Essa é uma prática do cerimonial visando garantir todo o conforto para as famílias dos noivos. E quando falamos FAMÍLIA, estamos nos referindo a pais, avós e parentes muito próximos. Se você é um primo de quinto grau, não insista, vá em busca de outro lugar antes que seja tarde demais e acabe sem nenhum!
  • Não faça críticas ao casamento dos outros. Gosto cada um tem o seu. Quando chegar a sua vez, aí sim, terá oportunidade de fazer tudo o que considera legal, lembre-se que os noivos fizeram tudo com muito carinho, e investiram nesse dia.

  • Se o serviço do buffet não estiver muito eficiente, procure a cerimonialista e sinalize, discretamente, o probleminha. Ela e as suas recepcionistas estão ali exatamente para resolver essas questões. Jamais faça queixas aos noivos, ou, muito menos, ofereça dinheiro ao garçom em troca de um tratamento “especial”.
  • Festa de casamento não é Cosme e Damião. Então, nada de levar milhares de docinhos para casa. Seja educado e lembre que existem outras pessoas ali também.

  • Bem casado é mesmo uma delícia e todo mundo gosta! Porém, levar um estoque para o resto do final de semana é muito deselegante. Se estiver numa festa fina, dificilmente terá uma recepcionista controlando, mas isso não significa que você pode atacar a mesa, ok? O cálculo sugerido é 1,5 por pessoa, já que muitas pessoas não ligam para esse “bolinho”, principalmente os homens. Então, levar até uns 2 é aceitável. Mais do que isso, gafe. Combinado?

  • Outro item que costuma gerar um verdadeiro furor é a sandália Havaiana. Gente, essa gentileza que os noivos oferecem serve para ser usada na hora, livrando os pés da mulherada daquele salto alto que tanto incomoda. Se você não está dançando na pista, dê preferência para quem está. Se quiser pegar como lembrança, ok. Mas lembre-se que você só tem 2 pés. Pegar vários pares é um verdadeiro vexame! Levar para dar de presente para outras pessoas, então, é o fim dos tempos!! 


  • Seja um convidado entusiasmado! Dance, curta, anime a pista! Os noivos ficarão felizes e, com a mais absoluta certeza, lembrarão perfeitamente de quem compartilhou com eles daquela noite tão especial!

    E aí meninas, gostaram das dicas de etiqueta para convidados?
    Seria bom se pudéssemos colocá-la em anexo ao convite né? rsrsrsrs...

    Beijos..

    Suzana Pinheiro

O BEIJO

Gente,

tem um amigo meu que é conhecido por uma coisa: o que ele mais gosta no casamento inteiro é a hora que o padre diz "pode beijar a noiva". rsrsrsrs... Eu também amo ver o primeiro beijo do casal como marido e mulher e não vou mentir, acho muito "paia" quando o beijo é na testa ou dão um selinho quase sem encostar.. Também não precisa ser aquele beijão de cinema.. mas um beijo apaixonado dos recém casados é o que todos os convidados esperam..


Abaixo fotos de beijos.. hihihihihihi (vocês já perceberam que amo fotos né?)

Olha esse beijo lindo na cerimônia.. (foto tirada do site casamentoclick)

 Foto perfeita!
 Porque que essa noiva fez isso??? Fiquei arrasada! Ela foi tentar afastar o véuzinho vintage e cobriu o beijo..
 Olha a cara da daminha! rsrsrsrs...
 Que lindo!!!!!!
 A noiva choronaaa..... rsrsrsrs..
 O fotógrafo Fábio Meireles é muuuuuitooo bom! Amo olhar o site dele (http://fabiomeireles.com/blog/page/20/http://fabiomeireles.com/blog)
 Mais um do Fábio Meireles..
 Olha a cara dos convidados babando... coisa linda!!!
 Olha que coisa linda... Por isso que amo casamentos!
 Beijo de casamento de novela! Um parênteses pra esse cabelo perfeito da Grazi Massafera..
E pra finalizar o casamento da ficção mais esperado de 2011: Bella e Edward.. rsrsrsrsrsrs...

Gostaram?
Caprichem no primeiro beijo de vocês como Sr. e Sra.

Beijitos..
Suzana Pinheiro